Pesquisar
Close this search box.

A cidade de Fortaleza, capital do Ceará, recebe este ano o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (PPGS). A identidade visual exclusiva para o evento, que acontece de 2 a 6 de novembro de 2024 (sendo os dias 2 e 3 dedicados ao pré-congresso), já está no ar e foi pensada com base no tema “Política, Saberes e Práticas: resistências e insurgências no enfrentamento das iniquidades em saúde”

Em um sistema pautado por iniquidades diversas, o que insurge vem para compor com o que resiste. Por isso, as palavras-chave para o 5º PPGS são: insurgência; resistência e iniquidades. Dessa maneira, personalidades cearenses que insurgiram e resistiram à iniquidades sociais diversas, como Tia Simoa, Cacique Pequena e Maria da Penha, serviram como principal inspiração da identidade visual para o evento na “Terra dos Verdes Mares”.

Com o intuito de representar visualmente o conceito, foi utilizada a “Jangada Liberdade” de Francisco José do Nascimento, um símbolo de resistência popular vitoriosa no Ceará e também de solidariedade. A Liberdade foi levada até a capital do império, no porão de um navio mercante, e, mesmo assim, inaugurou a rota para jangadeiros nordestinos em direção ao Sul. 

Em uma releitura atual, a “Jangada Liberdade”, sempre navegada pelos insurgentes, é colocada no mar por três mulheres. Ao fundo, um pássaro se alinha ao sol como um arco apontado em riste, em referência às diversas lutas contra as iniquidades sociais e de saúde. As cores dos “verdes mares” dão leveza e fluidez e os tons terrosos e vermelhos remetem à terra e as lutas sociais, trazendo vibração e movimento. 

Clique aqui e confira a apresentação completa da identidade visual.

As inscrições serão abertas em breve. Acompanhe as nossas redes e fique por dentro de tudo sobre o 5º PPGS!

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo