
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) manifesta profundo pesar pelo falecimento do jornalista, professor e pesquisador Igor Sacramento, ocorrido ontem (21/4), em Paris, França, onde fazia pós- doutorado.
Admirado por seus pares, Igor era reconhecido por sua vasta produção intelectual, mais recentemente dedicada ao estudo da desinformação e suas articulações com o campo de Comunicação e Saúde. Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, por quatro anos, Igor contribuiu para o aprofundamento das relações comunicacionais com a saúde pública, fundamentais para a solidificação e ampliação da visibilidade do campo teórico de Comunicação e Saúde, favorecendo a expansão de conceitos e ampliando a visão destes temas para além de concepções biomédicas restritivas.
Igor deixa como legado a dedicação e a produtividade de seus estudos, no apoio à luta por uma visão de saúde pública sintonizada com a vida da população brasileira e a valorização do SUS. Que sua vida sirva de inspiração aos que se dedicam a esta missão e continue inspirando gerações na continuidade de suas ideais.