A Abrasco lamenta profundamente a partida da companheira Liu Leal, ocorrida na última quarta-feira, dia 04 de outubro. Quis o destino que fosse exatamente na data de comemoração dos Agentes Comunitários de Saúde, profissionais que tanto defendeu ao longo da sua trajetória, sendo inclusive tema do seu doutoramento.
Sua contribuição nos debates e iniciativas do campo da Educação Popular e Saúde se deu na área acadêmica e na formulação e implementação de políticas públicas, tanto por sua atuação no Ministério da Saúde como apoiando iniciativas nos níveis locais. Destacamos também sua importante contribuição no Curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), que foi uma grande frente da capilarização da Educação Popular e Saúde no Brasil.
Fisioterapeuta de formação, militante de coração em diversas frentes de lutas populares da saúde, Liu era pura energia de alegria e coragem. Liu nos deixa uma lição a seguir, sobre a potência de vida e coragem para fazer andar um SUS participativo, com sua força e poder agregador no enfrentamento das diversas barreiras da vida.
Nossos mais sinceros sentimentos à família, que encontrem os caminhos para seguir adiante.
Voa, Liu, você segue na nossa memória e nos nossos afetos!