
Ao longo de 2025, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) consolidou e ampliou sua atuação em frentes estratégicas para o campo da Saúde Coletiva, reafirmando o compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS), a democracia e o direito à saúde. As ações desenvolvidas ao longo do ano dialogam com desafios nacionais e internacionais e refletem o papel da entidade na produção científica, na formação acadêmica, na participação social e na incidência política.
Além da realização do maior Abrascão da história, a atuação da Abrasco este ano foi focada em em três eixos centrais: fortalecimento institucional e difusão do conhecimento, formação e pesquisa em Saúde Coletiva e incidência política, participação social e defesa do SUS. Destaques que sintetizam iniciativas construídas de forma coletiva, com a participação de associadas e associados, GTs, fóruns, programas de pós-graduação e instâncias de representação social.
Confira!
1. Fortalecimento institucional, circulação de saberes e produção de conhecimento
Em 2025, a Abrasco fortaleceu sua atuação institucional e avançou na difusão do conhecimento em Saúde Coletiva, com ações estruturantes voltadas à organização do campo e à definição de diretrizes estratégicas para os próximos anos.
Nesse contexto, foram elaborados e divulgados instrumentos fundamentais de planejamento, como o 1º Plano Diretor da área de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, o 5º Plano Diretor de Epidemiologia e os encontros iniciais para a construção do Plano Diretor da área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Esses documentos contribuem para o fortalecimento acadêmico e político das áreas que compõem a Saúde Coletiva.
A comunicação científica e o diálogo com a sociedade também tiveram destaque. Em 2025, foram lançadas duas temporadas do podcast A Saúde é Coletiva, totalizando 16 episódios inéditos, além da estreia do videocast Vozes da Saúde Coletiva. A Abrasco se posicionou publicamente 22 vezes e a coluna A Saúde é Coletiva, no Portal Outra Saúde, publicou 17 artigos ao longo do ano. Além disso, foram publicações nas redes sociais, com mais 5 milhões de visualizações em 2025; 287 notícias publicadas em nosso site, com quase 2 milhões de pageviews; e 164 entrevistas, menções ou publicações na imprensa ou sites parceiros.
2. Formação e pesquisa em Saúde Coletiva
A atuação da Abrasco em 2025 também esteve fortemente direcionada ao fortalecimento da formação acadêmica e da pesquisa em Saúde Coletiva, com iniciativas voltadas à pós-graduação, à qualificação científica e à ampliação de espaços de articulação. A revistas científicas editadas pela Abrasco somaram 523 artigos publicados este ano. Foram 461 na Ciência & Saúde Coletiva e 62 na Revista Brasileira de Epidemiologia (Epidemio).
Um dos marcos do ano foi o alcance da marca de 100 programas de pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil, evidenciando a expansão e a consolidação do campo no cenário acadêmico nacional. No âmbito do Fórum de Pós-Graduação, foram realizados dois encontros presenciais, promovido o 1º Curso de Fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva e lançado o Fórum Baiano de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, ampliando o diálogo entre programas e pesquisadores.
Por meio do Fórum de Editores, foram desenvolvidas ações do Projeto Fortalecimento dos Periódicos de Saúde Coletiva, incluindo a série de vídeos O artigo científico em foco, a publicação do Vocabulário de Saúde Coletiva e do Guia Introdutório de Dados de Pesquisa, que serão disponibilizados oficialmente em 2026. Outras iniciativas relevantes incluíram o mapeamento de Nutricionistas Indígenas, realizado em articulação entre os GTs de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva e Saúde Indígena; a realização de seis edições do Diálogos em Rede, pelo GT Promoção da Saúde; e a publicação do Censo Nacional das UBS, protagonizado pela Rede APS da Abrasco. Houve também o lançamento da Rede Nacional de Trabalho e Educação na Saúde.
3. Incidência política, participação social e fortalecimento do SUS
A incidência política e a participação social constituíram eixos centrais da atuação da Abrasco em 2025, tanto no cenário nacional quanto no internacional, com iniciativas voltadas à defesa do SUS e à qualificação das políticas públicas de saúde.
No plano internacional, a Abrasco liderou a construção de um consenso internacional sobre mudanças climáticas e saúde pública e participou da elaboração do Plano de Ação em Saúde de Belém, reforçando a articulação entre saúde, meio ambiente e justiça social. A entidade também contribuiu para projetos de reformulação do sistema de saúde do Reino Unido (NHS), colaborando com a construção de um plano de 10 anos para a saúde da Inglaterra, ampliando o diálogo da Saúde Coletiva brasileira com agendas globais. A Associação também auxiliou na realização do Fórum de Saúde Pública e Soberania Sanitária na Conferência do CLACSO, em Bogotá, Colômbia.
No âmbito nacional, a atuação incluiu participação em audiências públicas sobre temas como agrotóxicos, rotulagem de alimentos e medicamentos, além da realização da Conferência Livre Nacional de Saúde das/os Trabalhadoras/es, espaço de mobilização e debate sobre saúde e trabalho.
A representação institucional e o controle social também foram fortalecidos, com a participação em mais de 45 instâncias de representação social, entre conselhos, comitês consultivos, fóruns e entidades internacionais. Destaca-se a eleição da Abrasco para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), além da incorporação ao Grupo de Trabalho de Saúde Quilombola “Graça Epifânio”, do Ministério da Saúde.
Ao longo de 2025, a Abrasco manteve uma atuação orientada pela ciência, pela participação social e pela defesa do SUS, reafirmando seu papel na consolidação da Saúde Coletiva como campo estratégico para a garantia do direito à saúde no Brasil e no cenário internacional.
Todas as realizações do ano de 2025 só foram possíveis graças ao apoio de cada abrasquiano e abrasquiana. Juntos, nós fortalecemos o campo da Saúde Coletiva!
Em 2026, estaremos juntos novamente!


