Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Reunião do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva avalia atuação no Abrascão

A primeira reunião do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva da Abrasco (FGSC) aconteceu na tarde da última quarta-feira (8). Realizado de maneira virtual, o encontro teve como pautas centrais a avaliação das atividades da graduação em saúde coletiva durante o Abrascão e a pactuação da agenda estratégica do Fórum para o ano de 2023.

Para Lívia Souza, Coordenadora do Fórum, o encontro foi importante para avaliar a atuação do FGSC no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2022 e aproximar novos integrantes do curso de graduação às atividades do Fórum. “ a reunião contou com a presença de novos integrantes dos cursos de graduação, refletindo a permanente aproximação do FGSC com os cursos e o reconhecimento da importância desse espaço de partilha e diálogo”, afirma. “O grupo registrou a sensação de que saímos do Abrascão com os ânimos renovados e de que há muita demanda e muito trabalho a ser feito para fortalecimento da graduação em saúde coletiva no país.”, completa a coordenadora. 

No encontro, também foi debatido o diagnóstico dos Projetos Político Pedagógico dos cursos de graduação em Saúde Coletiva (PPC). A partir da conversa, o Fórum irá avaliar se os projetos dos cursos estão adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)  do curso de Saúde Coletiva homologada no ano passado pelo MEC.

Agenda das Reuniões do FGSC 2023:

Foram debatidas novas datas para os encontros do Fórum. Reuniões ordinárias virtuais estão previstas para acontecerem em junho e setembro de 2023. Uma reunião presencial ampliada está prevista para acontecer em novembro, durante o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que acontece de 02 a 05 de novembro em Recife. 

Confira a ata da reunião. 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo